Gestão de Risco

O gerenciamento de riscos para a ICAP, está intimamente ligado ao sucesso dos negócios, à otimização de capital e à seleção de melhores oportunidades de investimentos. Por este motivo, a ICAP se mantém comprometida com os processos de formalização, definição de estratégias e políticas de controle de risco, com o objetivo de assegurar a boa saúde financeira dos clientes, mantendo-se resguardada a solidez da instituição.

A gestão integrada de riscos subdivide-se em três frentes:

  • Riscos de crédito e de liquidação;

  • Riscos financeiros relacionados ao risco de mercado e de liquidez;

  • Riscos operacionais e legais.

No gerenciamento de riscos, o Departamento conta com a estrutura independente e focada nos seguintes processos:

  • Acompanhamento e monitoramento em tempo real das operações realizadas pelos clientes e a respectiva posição;

  • Intervenção de forma ativa e autônoma para a mitigação dos riscos, proporcionando uma exposição total ao risco reduzida quando comparada ao capital da Instituição.

Através dessas ações, o Departamento preserva a solidez, garante mais versatilidade, velocidade e agilidade nos processos decisórios, e proporciona mais segurança na análise de continuidade dos negócios da Instituição. Na gestão de risco operacional, a área de Risco atua em parceria com o Departamento de Complianece, com os seguintes objetivos:

  • Identificar, mensurar, mitigar e gerir falhas decorrentes de processos, sistemas, pessoas e eventos externs, através de controles internos adequados e eficientes;

  • Implementar e otimizar os processos de negócios da Corretora, visando evitar perdas financeiras.

Compliance

O termo Compliance, originário do verbo inglês "to comply", significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos internos e dos órgãos reguladores.

Dentre as suas principais atividades, estão a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, a formulação de políticas internas, que visam a criação de ambiente de controle adequado e de acordo com as melhores práticas do mercado, e a verificação da adequação da Corretora às regras internas e dos órgãos reguladores.

Posicionando-se como parceiro de todos os Departamentos, os colaboradores do Compliance atuam como consultores exclusivos das várias frentes da Corretora, auxiliando na superação das dificuldades do dia-a-dia, orientando na prevenção de problemas e colaborando para o sucesso de cada novo projeto, desde o seu início.

Controles Internos

A Corretora dispõe de estrutura de Controles Internos, que tem como principais objetivos:

  • Definição e avaliação dos métodos e ferramentas de controle das áreas, fornecendo suporte para a correção de inconsistências, por meio de projetos e planos de ação;

  • Atuação de forma pró-ativa, com ideias e sugestões, na concepção de melhorias em todos os processos de negócios da Corretora.


Perfil de Investimento

Abaixo, seguem as definições dos perfis de investimento de acordo com as difinições da ICAP Brasil:

  Conservador Moderado Agressivo
Ação
CDB
Debêntures
IPO
Tesouro Direto
Títulos Públicos
BTC
Certificados
Conta Magem
Letras
Opção
Recibos
Venda a Descoberto
Alavancagem Intradiária
BM&F
Swap
Termo